31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO

A fumaça do cigarro possui em torno de 4,7 mil substâncias tóxicas que trazem riscos à saúde

O dia 31 de maio é marcado pelo como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos causados pelo hábito de fumar, que tem as seguintes consequências:

• Câncer de Pulmão
• Câncer Bucal
• Doença Periodontal (Gengivas Sangrando)
• Doença Respiratória Crônica
• Doenças que se manifestam ao longo da vida como: pneumonia, asma, bronquite, etc..
• Tuberculose
• Poluição do ar.

O tabagismo é fator de risco e um agravante da Covid-19: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

No Brasil, cerca de 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo. R$125.148 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia.

A medida mais eficiente para melhorar a saúde dos pulmões é reduzir o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo.

Visando alertar à população sobre os males do tabaco, a Prefeitura de Machacalis através da Secretaria de Saúde e a Equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar), estará realizando Atividades Educativas, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco nos PSF's do município.

#diamundialsemtabaco #saude #machacalis