1ª FEIRA DO PEQUENO EMPREENDEDOR FOI UM SUCESSO!

Sucesso garantido na 1ª. Feira do Pequeno Empreendedor com o tema: "Empreendedorismo e Sustentabilidade" das Escolas Municipais.

A tarde de sexta do dia 23 de agosto foi muito especial para o município de Machacalis. A 1ª. Feira do Pequeno Empreededor das Escolas Municipais movimentou a cidade e encantou milhares de pessoas que foram de perto conhecer os trabalhos artesanais de reciclagem, apresentações de peças e danças e provar as delícias como doces, bolos, mingau de milho, caldo de pinto, pipoca, preparadas pelos alunos das escolas municipais, da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Como recompensa pelo esforço e dedicação, as crianças, além do intenso aprendizado recebido, terão a renda apurada com as vendas na feira, revertida em uma festa para comemorar o Dia das Crianças em outubro.

Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Machacalis, através da Secretaria de Educação e em parceria com o Sicoob e o Sebrae/MG, a feira representou o ponto mais alto do Programa Cultura Empreendedora iniciado em 2017, com a capacitação dos professores da rede de educação do município, seguido do seu desenvolvimento no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de disseminar o empreendedorismo nas escolas, formando professores e despertando para novas possibilidades no processo escolar, o resultado esperado é desenvolver na criança habilidades empreendedoras que contribuirão para sua inserção no mercado de trabalho.

“A Feira é resultado da busca por uma metodologia focada em empreender, liderar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Com ela é possível desenvolver noções de finanças e comércio, trabalhar os conceitos de ética e cidadania, melhorar a valorização das embalagens e produtos descartáveis e sua cultura, bem como o manuseio de reciclagem do lixo, como parte do desenvolvimento do projeto da Coleta Seletiva, além dos cuidados com o meio ambiente”. disse Juliana Almeida – Secretária de Educação do Município de Machacalis.

“Acompanhando os trabalhos realizados na feira, pude perceber que não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso é preciso contar com orientação e preparação adequada, missão essa da “Escola” que além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, forma cidadãos críticos e conscientes que no futuro contribuirão como agentes de mudança na sociedade em que vivemos. Na oportunidade agradeço a todos os colaboradores, professores pela dedicação para o grande sucesso!” - disse Lucrécia Rocha - Supervisora Pedagógica do Município.

SEBRAE
SICOOB